“A bivalente é importante nesse momento porque o vírus sofre mutação, então a nossa defesa mais forte contra a doença vai diminuindo ao longo dos meses”, afirma ao Imirante.com a infectologista Maria dos Remédios.

Ela chama a atenção daquelas pessoas que abandonaram o ciclo da vacinação para que procurem um posto e retomem o esquema vacinal. “Também é importante que aquelas pessoas que não completaram o esquema de vacinação contra a Covid-19, especialmente as crianças pequenas, completem esse esquema. As pessoas que morrem, atualmente, de Covid são aquelas não vacinadas ou que tomaram duas doses ou menos de vacina e aquelas que têm múltiplas comorbidades associadas e as crianças pequenas”, ressalta a especialista.

Para quem pretende pular o Carnaval despreocupado e mais protegido do vírus, a vacina é indispensável. “Em geral, 10 dias após a vacinação, nós estamos protegidos contra a doença”, explica a infectologista.

A chegada das chuvas também revela um momento de maior cuidado com a saúde. “Durante o período chuvoso temos a tendência a ficar em ambientes fechados. Isso favorece a transmissão de doenças respiratórias, a exemplo da Covid-19 e da gripe”, pontua a especialista.

Maíra Carvalho

Maíra Carvalho

Consultora de comunicação digital.

Deixe um comentário