Assista ao painel completo sobre “Sistema Único de Saúde e Federalismo Cooperativo”, transmitido ao vivo pelo Youtube e Zoom, com Luiz Henrique Mandetta, ex-Ministro da Saúde; Flávio Dino, governador do Maranhão; Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco, médica infectologista e pesquisadora; e Francisco Ballaquer-Callejón, professor e diretor do Departamento de Direito Constitucional da Universidade de Granada (Espanha).
Maria dos Remédios ressaltou a importância do SUS no combate à desigualdade, garantindo o acesso à saúde às populações mais vulneráveis. A infectologista falou também da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), e sua atuação nos 30 municípios que integram o plano ‘Mais IDH’, como exemplo positivo da atuação do Sistema Único de Saúde.
O XXIII Congresso Internacional de Direito Constitucional aconteceu entre os dias 17 e 19 de novembro e teve como tema “Federalismo e Pandemia: Perspectivas Constitucionais”. O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Entre os participantes e conferencistas dessa edição, estiveram o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; e os ex-ministros da Defesa Nelson Jobim e Aldo Rebelo.