Resumo
O objetivo da presente pesquisa foi analisar a mortalidade em idosos no estado do Maranhão.
Estudo ecológico de óbitos de pessoas com 60 anos ou mais no estado do Maranhão durante os anos de 2000, 2010 e 2015 a partir do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do DATASUS. Foram calculadas a taxa de mortalidade e a mortalidade proporcional no período.
As análises foram realizadas segundo as características sociodemográficas e grandes causas de óbito de acordo com a 10ª revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10). Foram confeccionados mapas dos anos de 2000, 2010 e 2015 para análise da mortalidade proporcional por causas mal definidas nos municípios do Maranhão.
No período estudado, houve aumento da taxa de mortalidade de idosos em ambos os sexos e faixa etária. A proporção de óbitos foi maior no sexo masculino e em idosos longevos. As causas mal definidas de óbito diminuíram de 46,3% para 5,8% no período estudado.
Houve mudança nas grandes causas de óbito segundo a faixa etária: doenças circulatórias, neoplasias e doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas foram as principais causas nas faixas de 60 a 69 e de 70 a 79 anos enquanto doenças circulatórias, doenças respiratórias e neoplasias em 80 anos ou mais.
Os óbitos por causas mal definidas apresentaram maior declínio no período, alcançando níveis considerados ótimos para qualidade dos dados de estatísticas de mortalidade.