RESUMO:

Avaliou-se o processo de formação de estudantes da área da saúde sobre a interface saúde e ambiente. Os dados foram coletados por meio de questionário validado e pesquisa documental junto a estudantes e coordenadores nos cursos de odontologia, medicina, enfermagem, educação física, nutrição e farmácia de uma instituição pública de ensino superior. Os resultados evidenciam que os estudantes não receberam formação ambiental e as grades curriculares de todos os cursos não contemplavam a Educação Ambiental. Considera-se a necessidade de incluir a interface saúde e ambiente nos processos pedagógicos de modo a preparar os futuros profissionais para o enfrentamento desta problemática.

FREITAS-ANCELES, J. F. S. ; BORGES, A. F. ; AQUINO JUNIOR, J. ; BRANCO, M. R. F. C. ; Carvalho ALA . Formação ambiental de estudantes da área da saúde em instituição de ensino superior. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE), v. 11, p. 253-268, 2016.

Publicação

Revbea, São Paulo, V. 11, No 4: 253-268, 2016.

Palavras-chave

  • Educação Ambiental
  • Saúde Ambiental
  • Meio Ambiente
  • Educação Superior

Autores

  • Francelena de Sousa Silva
  • Rejane Christine de Sousa Queiroz
  • Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco
  • Vanda Maria Ferreira Simões
  • Yonna Costa Barbosa
  • Marcelo Augusto Ferraz Ruas do Amaral Rodrigues
  • Marco Antonio Barbieri
  • Heloísa Bettiol
  • Maria da Conceição Pereira Saraiva
  • Luiz Guilherme Scorzafave
  • Maria Isabel Accoroni Theodoro Habenschus
  • Antônio Augusto Moura da Silva