A médica infectologista, professora e pesquisadora Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco foi uma das homenageadas pela Assembleia Legislativa do Maranhão com a Medalha de Mérito Legislativo Jackson Lago, em Sessão Solene realizada nesta sexta-feira (16), no Plenário Nagib Haickel.
Em seu discurso, a infectologista destacou momentos marcantes de sua trajetória, como a atuação durante a pandemia de COVID-19, a experiência na Universidade Federal do Maranhão e seu compromisso atual com a popularização do conhecimento científico.
A seguir, o conteúdo na íntegra.
Leia o Discurso
Em nome da presidente desta casa, deputada Iracema Vale, cumprimento as autoridades e deputados presentes. Colegas premiadas, meus parabéns. Aos meus parentes e amigos, obrigada por me prestigiarem nesta tarde. E às demais pessoas presentes, muito boa tarde.
Estou muito feliz em receber a medalha do mérito legislativo “Jackson Lago”.
Principalmente pelo respeito e admiração que tenho pelo Dr. Jackson Lago: médico, professor universitário e político com grande contribuição a São Luís e ao estado do Maranhão, pedreirense, nascido na mesma rua e no mesmo ano da minha mãe, amigo fiel da minha família.
Gostaria de agradecer à deputada Iracema Vale, presidente dessa casa, pela proposição dessa homenagem e ao plenário que a aprovou.
A minha longa trajetória de médica infectologista, professora universitária e pesquisadora ganhou destaque na sociedade durante a pandemia de Covid-19.
Em março de 2020, enquanto vôos eram cancelados e o pânico se instalava no Brasil com a chegada do vírus, lancei um site.
Meu objetivo era fornecer à população informações sobre o novo coronavírus e orientações sobre como se proteger, identificar sintomas e lidar com a doença, sempre com linguagem simples e objetiva. O site foi idealizado e desenvolvido por minha filha Maíra Carvalho.
Atuei intensamente nos dois anos da pandemia. Concedi inúmeras entrevistas para a mídia: de jornais e canais de televisão a rádios e sites. Fiz palestras online. Participei de muitos debates e lives.
Foi possível desempenhar esse papel graças à minha sólida formação de médica infectologista e às minhas atividades acadêmicas como professora universitária e pesquisadora.
Esse trabalho de educação em saúde foi reconhecido pela sociedade e agraciado com vários prêmios, como o prêmio internacional concedido pelos BRICS na China, em 2022.
Foi um grande desafio: pela imensidão da crise sanitária, pela minha timidez, e pela velocidade das informações e do desdobramento da doença.
Agora, tenho a alegria de receber essa homenagem da ALEMA.
Não teria chegado até aqui sem o apoio da minha família.
Especialmente da minha mãe, Rocilda Gomes Freitas, de 90 anos, que se encontra nesse auditório, e a generosidade dos meus filhos, Gabriel e Maíra, também aqui presentes.
Não posso deixar de reconhecer o papel relevante na minha formação do meu eterno mestre, o Dr. Antônio Rafael da Silva, amigo do Dr. Jackson Lago.
Mesmo após a minha recente aposentadoria da UFMA, sigo como pesquisadora comprometida com a popularização do conhecimento.
Inclusive, os convido a conhecer a minha recém-lançada Série Ciência Explicada no meu site.
Sigo atuando em prol da saúde no Maranhão.
Muito obrigada!
Um comentário