Este artigo pode conter recomendações desatualizadas. Veja as últimas informações sobre o novo Coronavírus.

No dia 16/03/2020, o professor Antônio Augusto Moura da Silva publicou um editorial na “Revista Brasileira de Epidemiologia”, onde analisou a possibilidade de interrupção da epidemia pela COVID-19.

Alguns dias depois, com a evolução da pandemia do Coronavírus, o pesquisador chegou à conclusão que as medidas propostas (testagem, isolamento e quarentena) não seriam suficientes para conter a transmissão.

Essas medidas precisam ser combinadas com estratégias de distanciamento social de toda a população e fechamento de escolas e universidades para que a epidemia possa ser suprimida.

Antônio Augusto Moura da Silva

O professor ainda afirmou que “se essas estratégias forem adotadas no início da epidemia, elas terão maiores probabilidade de sucesso, mas por outro lado, poderão levar ao retorno da transmissão tão logo elas sejam relaxadas.”

Antônio Augusto Moura da Silva tem pós-doutorado em Epidemiologia Perinatal pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e é professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Maíra Carvalho

Maíra Carvalho

Consultora de comunicação digital.

Deixe um comentário